quarta-feira, 6 de maio de 2009

Caindo de PARAQUEDAS na nova ortografia.

Tem horas que a gente se pergunta por que é que não se junta tudo numa coisa só?

E não é que ta juntando mesmo...



Em janeiro, deste ano, a reforma ortográfica, finalmente entrou em vigor, depois de tanto tempo (18 anos) que ela foi idealizada, até ser posta em prática (agora), alguns já nem acreditavam que ela ia de fato acontecer, mas aconteceu e agora teremos de nos adequar a ela.

Bom não vou dizer se APOIO, ou não, não cabe a mim julgar, acredito que tenha pontos positivos, e negativos, como qualquer outra coisa. Tem todo aquele motivo nobre, que seria unificar a regulamentação ortográfica da língua Portuguesa, pois antes do acordo havia duas ortografias oficiais, a do Brasil e de Portugal. E o português é a 5ª lingua mais falada do mundo, porém é escrita de duas formas distintas, o que acaba por dificultar o estabelecimento dela como um dos idiomas oficiais da ONU.

Existem oito países que falam Português e todos eles teriam que aceitar, Portugal, era um destes que se negava. Mas sendo aceita, “facilitaria” o intercâmbio cultural entre todos esses países, e livros e materiais didáticos poderiam circular livremente, sem revisões.

E tem uma parte não muito bonitinha da reforma, que pode causar ENJOOS, como por exemplo: MINISSAIA e MEGASSENA. Estas são algumas das palavras que causam estranheza, numa primeira impressão, e tem aquelas também, que causam confusão como, HEROICO e HERÓI, o último mantêm o acento, pois tem a última sílaba mais forte.Palavras como ANTI-IBÉRICO,MICRO-ONDAS, devem ter hífen, pois o prefixo termina com a mesma vogal da palavra seguinte, porém REEDITAR, se escreve junto, pelo motivo de o acordo não constar o “RE” na lista destes prefixos.Sabe o que isso quer dizer?



Sabe aquela professora que sempre disse: “não tem que decorar, tem que saber." Pois é...esquece...




2 comentários:

  1. noossa, nao sabia q essa ideia tinha surgido à 18 anos atraz. :O
    Adorei a espetada nas professoras... aushdusah
    Odeio gramática...


    Gostei d novo Mich!

    ResponderExcluir
  2. afinal...
    eram orelhas ou peras? õ.ó

    ResponderExcluir