terça-feira, 22 de junho de 2010

É copa do mundo!


Ontem a noite, depois da faculdade ao chegar em casa a minha mãe me ligou, tratamos de assuntos normais do cotidiano, então ela me deu tchau e eu falei: “Mãe, eu não quero que a copa acabe”.

É. eu não quero. E escrevo isso no mesmo momento em que o Messi sofre uma falta...

1990: Eu não sei exatamente como que eu me liguei tanto a essa competição, mas acho que começa aí, em 1990. Fui gerada em ano de copa do mundo, enquanto na Itália diversas seleções disputavam o título, eu brincava na minha placenta.

1994: Na copa de 1994 a pequena Michinha já havia atingido 3 anos e já podia interagir com a copa. Não disse interagir de maneira positiva, eu tinha 3 anos poxa, não fazia muito que eu havia descoberto o que era uma bola. Mas eu gritava muito “vai que é tuaaaaaaa taffarelllll” e pulava de alegria quando aparecia o “amarelinho” que era um bichinho que aparecia comemorando quando o brasil fazia gol, ou chorando quando levava. O mais engraçado é que eu tinha 3 anos, e lembro até hoje dele, mas não consigo achar ninguém que lembre, mesmo pessoas mais velhas que eu.

1998: Com 7 anos minhas lembranças são um tanto quanto vagas. Lembro do quadro que caiu na minha cabeça, e como a copa estava se aproximando meu curativo era do brasil. Ia com a família assistir os jogos, e adorava, pois eu brincava com as outras crianças. Tentava comentar algo sobre o jogo, mas nada de fundamento. Apesar de eu já saber muito bem o que era uma bola, devia fazer pouco que havia descoberto quantos jogadores podiam jogar em cada time. Quando o Brasil sofreu o gol da França eu estava em cima duma árvore. (não me pergunte se era o primeiro ou o último).

2002: O que mais me marcou na copa de 2002 foi as charges, abria todos os dias pra ver se tinha uma nova do Brasil. Sei cantar várias musiquinhas até hoje. Cantava a musiquinha da torcida coruja também. Lembro que antes da copa eu era apaixonada pelo Kaká. Como eu tenho dois estrupícios (leiam-se irmãos), na época a internet era discada, e tínhamos apenas um computador. Então meus pais determinaram que cada uma das crias após às 21:00 horas teriam 40 minutos pra usufruir da internet. Eu ocupava esse meu tempo exclusivamente para ficar baixando fotos do Kaká e lendo sofre a vida dele. Comentei que eu acompanhava direto os jogos do São Paulo? Então durante a copa adorava olhar quando filmavam o banco de reservas, e ia ao delírio quando o Kaká entrava em campo pra jogar 2 minutos. :) Acordava de madrugada para olhar todos os jogos do Brasil, e adorava quando a aula começava só no 2º período por causa da copa.

2006: Em 2006, com 15 aninhos eu já tinha uma profunda relação com futebol, tentava acompanhar o maior número de jogos possíveis, e já sabia a regra do impedimento. Faltei diversas aulas pra olhar jogos que ninguém tinha interesse, e fiz uma promessa. Pouco antes de começar a copa comentei com algumas pessoas que o Brasil não ia ganhar a copa, e que apostava que quem ia ganhar era a Alemanha. Meu deus fui praticamente considerada uma herege. Em tempos de quadrado mágico, ninguém podia ousar dizer isso. E a minha tese começava exatamente aí o Brasil joga melhor quando ta desacreditado sob pressão (como era o caso em 2002 com Felipão x Romário). Mas eu dizer que acho que o Brasil não vai ganhar, não queria dizer que eu não queria que o Brasil ganhasse. Então fiz uma promessa, pra mostrar que eu apoiava o Brasil. Prometi que ia ficar sem tomar refrigerante, quem convivia comigo naquela época sabia que ia ser quase impossível pra mim. Eu era cocólatra, ligava pra algum amigo e falava “Oi vamos comprar uma coca e sentar em algum lugar?”. Mas eu parei... e o Brasil como todos sabem, não ganhou, e não é que eu não era tão burra assim?

* Eu adorava o Niko Kranjcar que jogava pela Croácia e era filho do técnico
*eu tinha uma comunidade no Orkut: “O Beckham é lindo até vomitando!”

2010: Hoje com 19 aninhos todo mundo que me conhece sabe que eu sou perdidamente apaixonada por futebol. Minhas faltas nas quartas na faculdade costumam se basear nisso, se eu possa faltar 4 vezes, escolho os 4 jogos que vou olhar. E os outros levo um radinho, ou fujo prum bar. Ver a Mich acordando às 08:30 também assustou algumas pessoas (a Carol até achou que o relógio dela estava errado, no primeiro dia que me viu de pé nesse horário.) Tenho meu albinho da copa, vejo jogo com a minha família, faço churras com meus amigos, fomos olhar o jogo no telão da praça da república, não filmaram o nosso cartaz de “cala a boca galvão”. Acompanho grande parte da copa na terra natal do técnico da seleção, que anda revoltadinho. Participo do “bolão do apê delícia” Aposto forte na Holanda e na Espanha. Sou louca pelo Uruguai. E por fim sou brasileira. Mas que idependente de quem ganhe que seja um espetáculo lindo!


Ahhh eu amo tanto tudo isso :)

Um comentário: