segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jornalista por formação.





A sociedade Brasileira está ameaçada, a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, está em vigor há 40 anos, e agora
querem derrubar a obrigatoriedade do mesmo.
O STF está prestes a votar o Recurso Extraordinário 511961, que analisa a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo. O assunto deverá entrar em pauta em maio.

A questão sobre a queda deste diploma, me remete a um “Bê-a-ba” bem simples observe:

Médicos fazem: Medicina
Advogados fazem: Direito
Historiadores fazem: História

(Comigo Crianças!)

Psicólogos fazem:Psicologia
Jornalistas fazem: ?

Pergunte para o seu filho de 4 anos.

Enfim, eu não consigo entender a quem interessa a queda deste diploma, sinceramente não sei. Imaginem se resolvessem desregulamentar outras tantas profissões, que são vitais para a vida em sociedade.

Hoje acordei meio médica, que vontade de fazer a cirurgia de câncer colorretal no vizinho do meu primo, sempre disse pra ele que tinha que retirar aquele tumor, e eu ainda lembro tão bem da minhas aulas sobre o sistema digestivo na 7ª série.

Entende? Dizem que a obrigatoriedade do diploma fere a liberdade de expressão, mas todos têm o direito de dizer o que bem entendem, e têm bastante espaço para isso, cá está aqui a internet que não me deixa mentir.
E uma coisa é o direito de livre expressão, outra é brincar de jornalista!

Vale ressaltar, que não somos só nós jornalistas, e futuros jornalistas que estamos em guerra, a própria sociedade recentemente provou, numa pesquisa realizada pelo instituto Sensus, em Setembro de 2008,em todo o país, que 74,3 % dos brasileiros são a favor da exigência do diploma de Jornalismo.


Se ganharmos, ganharemos todos, nós jornalistas que teremos que lutar por uma boa qualificação, e a sociedade que receberá um jornalismo de qualidade.

2 comentários:

  1. Completamente absurda essa ideia de cair por terra a exigência de um diploma. Só ressaltando o que tu falou: "Beleza, hoje vou lá na NASA dizer pra eles que o Sistema Principal de Determinação de Atitude de Satélites deles é absurdo e vou fazer um novo. Aproveitando, no caminho, passo por Itaipu pra dar minha opinião sobre o funcionamento da Usina, pois tenho direito de me expressar!" ¬¬ No momento que não é mais exigido um diploma, a profissão passa a inexistir. Portanto, salvem o Jornalismo da extinção!

    ResponderExcluir